Ícone do hardcore/metal fundado em 1991 na cidade de Nova Iorque (EUA), Earth Crisis e seus hinos furiosos cheios de mensagens inteligentes e contra a opressão chegam a Piracicaba/SP neste sábado (8/03), no Casarão Music Studio (rua 13 de Maio, 283, Centro). O evento, que terá mais cinco bandas, começa às 16h.

Ainda tem ingresso: https://fastix.com.br/events/earth-crisis-eua-e-point-of-no-return-sp-em-piracicaba

O segundo show da turnê brasileira é domingo em São Paulo, no Espaço Usine, junto ao Zulu, sensação do hardcore norte-americano.

O histórico show do Earth Crisis em Piracicaba faz parte das comemorações de 1 ano de atividades da ND Productions, produtora criada e gerenciada pelo piracicabano Bruno Genaro. A relação dele com produção de eventos, no entanto, começa lá em 2006 quando criou a Hardcore Pride e trouxe muitas bandas, nacionais e internacionais, à terras piracicabanas e transformou a cidade em polo do hardcore do interior paulista.

Neste curto período, a produtora já organizou turnês – com amplo destaque na mídia – de bandas internacionais que circularam inclusive fora das fronteiras brasileiras e chegando à Argentina, Chile, Colômbia, México, Guatemala e Costa Rica.

O foco da ND nestes primeiros – mas gigantes – passos no ramo da produção é promover turnês na América Latina de bandas dos gêneros rock alternativo, hardcore e metalcore, segmentos que possuem um dos públicos mais devotos dentro da música pesada.

A lista de produções entre 2024 e este início de 2025 é grande. A ND Productions já fez turnês das bandas Angel Du$t (EUA), No Warning (Canadá), Shelter (EUA), Glitterer (EUA), Joyce Manor (EUA), Gouge Away (EUA), Lionheart (EUA), Suicidal Tendencies (EUA), H2O (EUA), Gorilla Biscuits (EUA), Zulu (EUA) e Values Here (EUA).Tem ainda a lista das próximas turnês: Miss May I (EUA), Silent Planet (EUA) e a lendária Buzzcocks (EUA).

Isso é, a lista das turnês já anunciadas, porque ao menos mais três turnês, pelo Brasil e mais países do continente, serão anunciadas ainda neste mês de março.

Earth Crisis e mais bandas

O evento deste sábado em Piracicaba tem ainda mais cinco bandas nacionais: Point of no Return, Fim do Silêncio, Arize, Klitoria e Moved by Instinct.

O Point of no Return voltou em 2024 inicialmente para divulgar o disco póstumo ‘The Language of Refusal’ e retorna em 2025 com esta turnê histórica ao lado do Earth Crisis.

Fundada em 1996 com três vocalistas e carregando a bandeira vegan nas letras, além de questões políticas, a sonoridade traz uma fusão explosiva do hardcore punk com peso do moshcore. Depois de lançar dois álbuns e um EP e fazer extensas turnês pela América do Sul e Europa no início dos anos 2000, a banda entrou em um hiato em 2006.

‘The Language of Refusal’ se refere ao hardcore punk como uma comunidade transnacional, uma forma de arte e um meio de expressão para aqueles descontentes com a forma como as coisas são.

Earth Crisis, mais relevante do que você imagina

Earth Crisis é uma banda de hardcore metal nascida em 1991 em Syracuse, área localizada na região do Centro de Nova Iorque, influência crucial para o desenvolvimento do próprio hardcore e do gênero metalcore. A banda também é pioneira na conexão da música com o movimento vegan straight edge.

A banda criou hinos furiosos e diretos, espalhando sua mensagem de libertação animal e humana em todo o mundo, uma música agressiva para indivíduos que procuram um caminho reto no meio de um mundo de caos. Sua mensagem politicamente carregada levou a banda a revistas como a Rolling Stone e até mesmo à MTV nos anos 90, como o hino máximo ‘Firestorm’.

De acordo com o vocalista Karl Buechner em entrevista ao The Meep Meep Podcast, o Earth Crisis está preparando um novo 7 chamado Vegan ‘For The Animals’.